Se foste apanhado de surpresa com a avalanche de informação sobre o ChatGPT e te questionaste se este tipo de soluções podem ser inimigas ou aliadas do teu negócio, então este artigo é para ti.
A tecnologia continua a evoluir à velocidade da luz e há um facto que nos parece indiscutível: se não quiserem ficar para trás, as empresas têm mesmo que se adaptar a estas novas formas de comunicação.
Em dezembro de 2022, começamos a ouvir falar do ChatGPT, um protótipo de um chatbot com Inteligência Artificial (IA) desenvolvido pela OpenAI e especializado em diálogo. Mas, afinal, este modelo de linguagem ajustado com técnicas de aprendizagem é um inimigo ou um aliado do teu negócio? A resposta não é assim tão simples, mas vamos ajudar-te a chegar a uma conclusão.
O que é o ChatGPT?
Bom, ninguém melhor do que ele próprio para responder…
É isso mesmo. O chatGPT é um chatbot de Inteligência Artificial gerador de texto que funciona através de um sistema de perguntas e respostas. O utilizador coloca uma questão e, de seguida, a IA responde baseando-se em toda a informação disponível em sistema aberto na internet. As respostas às questões são encontradas nas mais variadas fontes – desde artigos, ensaios e outros documentos disponíveis – e a lógica é de machine learning para que o resultado seja o mais semelhante possível ao discurso humano.
Em poucos meses, o ChatGPT ganhou milhões de utilizadores, quer por necessidade ou mero gozo. O crescimento foi tão rápido que fez com que surgissem inúmeras questões.
Quais as principais funcionalidades?
1. Pesquisa de informações
O ChatGPT pode ajudar-te a responder a várias perguntas sobre diferentes temas, desde ciência e tecnologia até cultura e entretenimento;
2. Interpretação de informações
Coisas chatas como contratos, legislação e textos de outros contextos… Basta pedires ajuda ao ChatGPT que ele resume;
3. Criação de textos e resolução de problemas matemáticos
A criação de textos, mensagens, e-mails, artigos, comunicados, conteúdos para redes sociais e até poemas é uma das funcionalidades deste sistema, além da resolução de problemas matemáticos, simples e complexos, com recurso a lógica;
4. Traduções
O ChatGPT é também uma ferramenta valiosa para a comunicação intercultural!
Estas são apenas algumas das funcionalidades desta IA, que pode ter inúmeras aplicações… inclusive no Marketing.
Bicho-papão ou aliado no Marketing Digital?
Neste momento do texto, parece-nos sensato afirmar que o ChatGPT é capaz de realizar algumas tarefas que, até hoje, eram desempenhadas por profissionais da área da comunicação. Além de gerar respostas rápidas a perguntas simples, esta IA consegue analisar grandes quantidades de dados e produzir conclusões úteis numa tomada de decisão. No entanto, por outro lado, nunca irá substituir o trabalho destes profissionais.
Porquê? Simples. A Inteligência Artificial ainda não consegue compreender contextos complexos, nuances culturais, produzir conteúdos estratégicos e relevantes ou estabelecer relacionamentos de confiança com clientes e parceiros.
Tudo isto nos leva a concluir que o ChatGPT pode ser um aliado das agências de comunicação, libertando os profissionais desta área para tarefas que exigem estratégia, criatividade e relacionamento. Quando combinados, o potencial humano e a tecnologia podem produzir resultados ainda mais impactantes.
Então, quais os melhores usos no Marketing Digital?
1. Marketing de Conteúdo
Profissionais do Marketing de Conteúdo podem estar tranquilos. Enquanto criam, podem pedir ajuda ao ChatGPT para lhes dar algumas ideias de tópicos a abordar ou na pesquisa de determinados assuntos. A criação, pura e dura, continua a cabo da mão humana (e bem!).
2. Otimização para Motores de Busca
O tópico muda, mas o conceito é o mesmo. No campo do SEO, o ChatGPT pode servir como uma ferramenta, em vez de uma ameaça. Pode ser útil na pesquisa de palavras-chave ou na construção de um título apelativo de SEO.
3. E-mail Marketing
Quantas vezes deixamos um e-mail de lado pelo simples facto de o assunto não nos interessar? Pois bem, o ChatGPT pode ser muito útil aqui! Se precisares de ajuda para encontrares o assunto ideal para a tua newsletter, pede ajuda à IA.
4. Análise Analítica
Este sistema também oferece várias ferramentas analíticas que nos permite auferir informações sobre o desempenho de determinado conteúdo num site, o que te irá ajudar a melhorar o mesmo.
5. Extração de Insights
Esta valência é muito interessante no mundo digital. O facto de o ChatGPT ser capaz de analisar grandes volumes de dados não estruturados faz com que seja capaz de extrair insights importantes de publicações em redes sociais, por exemplo. Quase sem trabalho envolvido, esta ferramenta vai dar-te dados úteis sobre as preferências dos teus clientes.
Em jeito de conclusão, não achamos que o ChatGPT seja um bicho-papão capaz de comer o teu negócio. Longe disso… Qualquer pessoa ou empresa que trabalha com meios digitais deve explorar esta ferramenta. Se não virar aliada, torna-se uma experiência para mais tarde recordar.
E por falar em futuro, este só ao ChatGPT pertence…