De que adianta teres um bom site se não está posicionado no topo dos resultados dos motores de busca? Está na hora de falarmos de SEO e de como podes tirar proveito desta prática para melhorares e promoveres o teu website.
Trabalhar no mundo digital e não saber o que é SEO é a mesma coisa que ir a Roma e não ver o Papa… bom, quase. Diríamos que a primeira é bem pior!
Search Engine Optimization (SEO) consiste num conjunto de técnicas cujo objetivo é melhorar a posição de um website na página de resultados do motor de busca, contribuindo para aumentar o tráfego orgânico do mesmo. Além desta vantagem, o SEO ajuda a otimizar o conteúdo, tornando-o mais relevante para os utilizadores. A melhor parte é que é 100% gratuito e os seus resultados estão completamente dependentes do esforço e compromisso que dedicares à produção de conteúdo orgânico de valor.
Como não queremos que te falte nada, aqui ficam 5 dicas 🔥 para começares já hoje a implementar no teu website:
Dica 01
Escolhe as melhores keywords para o teu negócio
Não importa o que estás a escrever nem a tua intenção ao fazê-lo: qualquer conteúdo que produzas, seja informativo ou de venda, deve ter a preocupação de “ouvir” o que os utilizadores procuram saber. Como? Põe a bola de cristal de lado e arregaça as mangas: está na hora da pesquisa!
Em primeiro lugar, convence-te de que ninguém quer ler o teu conteúdo. A frase pode magoar, mas é a mais pura das verdades. Se há quem leia os teus artigos até ao fim, é porque têm algum interesse neles. E poderás despertá-lo espontaneamente com a ajuda de palavras-chave!
Investir tempo numa boa pesquisa nunca é uma perda, mas um ganho a longo prazo. Por isso, aconselhamos-te a pesquisares com cuidado os termos mais adequados ao teu negócio e as keywords mais prováveis de converter procuras em leads ou vendas.
Existem várias ferramentas que te podem ajudar nesta missão, como o Google Keyword Planner. Depois de descobrires os termos mais utilizados, escolhe uma palavra-chave principal e repete-a de forma natural ao longo do texto.
Dica 02
Sê estratégico nos títulos (e nos URLs!)
Lembra-te sempre desta regra de ouro: se o conteúdo e os URLs do teu website forem compostos por palavras relevantes para o teu público, o teu site será mais user friendly, o que fará aumentar o engagement com os utilizadores. Faz sentido, não faz?
No caso dos títulos, estes devem conter a palavra-chave principal do texto e ser apelativos para o leitor. Esta segunda dica pode parecer óbvia, mas a verdade é que, mesmo que a tua página apareça em 1º lugar numa pesquisa no Google, ela será sempre mais uma no meio de tantas outras. Por isso, esforça-te para que seja a mais chamativa.
Já em relação aos URLs, é importante que contenham as tuas keywords. Assim, disponibilizarás aos motores de busca informação mais qualificada sobre o teu site, do que URLs com sessões de ID longas ou parâmetros desconhecidos.
Dica 03
Links? Sim, claro! Mas privilegia os internos
Imagina que a Internet é uma grande rede de estradas e que os links asseguram que terás sempre um ponto de chegada. Pois bem, quando te questionares se o teu website deve conter links, a resposta é sim!
O Google valoriza a ligação entre as páginas o que significa que, através de links internos e externos, poderás contribuir para que o teu site ganhe maior visibilidade. Contudo, é importante que também sejas estratégico: se queres aumentar o tráfego e a navegação do teu website, não mandes os utilizadores para outra estrada que não seja tua… Mantém os teus visitantes dentro do teu domínio e aproveita essa oportunidade para divulgares os teus diferentes produtos e serviços.
Além disso, importa ressalvar que uma boa estratégia de linkagem interna também contribui para o aumento de autoridade de um domínio. O Google vai levar em consideração a interligação das tuas páginas e, se elas forem adequadas, vão ganhar uma boa classificação pelo Page Rank, o algoritmo que avalia a qualidade e autoridade de páginas individuais.
Dica 04
Estabelece uma hierarquia de headlines
Podemos – e devemos – usar os códigos HTML de headline (<h2>, <h3>, h4>...) para estabelecer uma hierarquia dentro do site ou blog. O objetivo? Simples. Assim, estamos a dizer ao Google quais são os temas específicos que abordamos na nossa página e a sua ordem de importância, para que ele seja capaz de analisar mais facilmente a qualidade do conteúdo e perceber se este vai ao não ao encontro das necessidades (e pesquisas) dos utilizadores.
Dica 05
Usa e abusa da multimédia
A fotografia é o formato multimédia mais utilizado, mas não feches a porta a todas as outras opções, como conteúdo interativo ou vídeos. Estas alternativas vão melhorar o ranking do teu site na página de resultados do motor de busca e, assim, gerar mais tráfego. Mas não só… também vão aumentar o engagement dos utilizadores, contribuindo para que estes passem mais tempo no teu website.
Gostaste destas dicas? Todas elas são parte essencial de uma estratégia de SEO voltada para resultados, o que significa que, se ainda não as estás a pôr em prática, estás a perder €€€.