Temos fãs de rimas por aí? Bom, neste artigo vamos lançar-vos uma: se, por um lado, o mundo digital está em constante evolução, as redes sociais estão também em constante mutação. A pergunta é: como lidar com esta transição? Vamos acabar com os “ãos” e descobrir aqui. 👇
E se vos dissermos que o panorama digital é um verdadeiro jogo do gato e do rato? É verdade que a necessidade de permanecermos ágeis e atuais não é exclusiva a nenhuma área, mas a volatilidade das preferências dos consumidores e a forma como os utilizadores transitam rapidamente entre plataformas geram ansiedade nas marcas. Se tinham esperança de encontrar neste artigo uma fórmula mágica, esqueçam… Não existe uma plataforma capaz de garantir a fidelidade dos clientes.
À medida que o mundo (e o digital) evoluem, com o surgimento de novas plataformas como o TikTok e o Threads com características e objetivos distintos, as marcas precisam de adotar uma estratégia de adaptação para atender as necessidades do seu público-alvo. Na grande maioria das vezes, os utilizadores mudam para uma nova plataforma quando sentem que as marcas estão a dominar a anterior. Nesse cenário, de que forma pode uma marca ter sucesso nas novas redes sociais?
👉 Testar, testar, testar. Uma das abordagens mais eficazes é o teste. O que queremos dizer com isto? Neste cenário, é preciso experimentar a plataforma, testar diferentes tipos de conteúdo e medir o engagement. A Mush é o exemplo perfeito: antes de decidirmos apostar no TikTok e propô-lo nas estratégias dos nossos clientes, usamos a nossa própria marca como cobaia!
👉 A segunda dica é básica: além de experimentar, é fundamental estudar a plataforma. Ler opiniões e artigos escritos por especialistas, participar em fóruns e entender as perspetivas dos utilizadores são passos fundamentais para conhecer a cultura da plataforma e, assim, criar conteúdo eficaz. Até porque o que funciona numa rede pode não funcionar noutra.
👉 Não esquecer o público-alvo. Não vale a pena atirar em todas as direções se não acertarmos em nenhuma. Na entrada numa nova plataforma, é muito importante identificar quem está a fazer a transição para a mesma e apurar se esse público é relevante para a marca. Não faz sentido investir recursos numa plataforma se o público nela presente não está alinhado com os nossos objetivos e pretensões.
👉 Ser o primeiro e fazê-lo bem. Uma estratégia eficaz adotada por várias marcas de sucesso é estar entre os primeiros a explorar as novas redes sociais. Mesmo que uma plataforma atraia inicialmente um público mais jovem ou de nicho, é importante lembrar que as preferências e demografia dos utilizadores podem evoluir com o tempo. Querem um excelente exemplo? O Instagram começou por ser considerado uma plataforma para um público jovem, mas agora é muito utilizado por todas as faixas etárias. Os vossos pais têm um perfil, certo? 😉
👉 Formatos há muitos e cada rede social tem o seu. Uma marca tem de adaptar a sua estratégia de comunicação ao formato da nova rede, até porque replicar conteúdo em todas as redes sociais não é eficaz. O TikTok é conhecido por vídeos curtos e criativos, enquanto o Threads é voltado para discussões longas e aprofundadas, por exemplo. Fará sentido publicar o mesmo conteúdo nestas redes? NÃO!
👉 Por último, mas não menos importante, jogar consoante as regras do jogo. O que queremos dizer com isto? Trabalhar numa plataforma exige conhecermos as suas regras – cada uma tem as suas próprias diretrizes e algoritmos específicos, que devem ser respeitados para obtermos a máxima visibilidade e engagement.
A constante evolução das redes sociais exige que as marcas – sejam elas quais forem – estejam dispostas a adaptarem-se, a aprender e, sobretudo, a inovar. Ser pioneiro, criativo, constante e construir uma presença sólida são os princípios-chave para alcançar o sucesso.
Lembrem-se: a evolução é inevitável (e ainda bem)! Aqueles que estão dispostos a abraçá-la serão, certamente, os que têm maior probabilidade de crescer num mundo digital em constante transformação.
Posto isto… vamos a isso? 😋