Tornar um vídeo do TikTok viral é uma questão de sorte ou de estratégia? Devemos publicar a uma hora específica, com uma hashtag especial… Está na hora de perceber o que podemos fazer para atingirmos os objetivos que queremos, porque no fundo, quem quer partilhar para uma plateia vazia?

Perceber quais são os fatores que conseguem tornar o nosso vídeo viral pode ser mais difícil do que parece, visto que é uma rede social em constante mudança. Esta aplicação tem feito sucesso desde a sua criação, em 2016, devido a tudo de diferente que proporciona aos seus utilizadores. O TikTok é extremamente rápido a entender o comportamento humano e a corrigir qualquer erro que tenha. São diversos os fatores que tornam esta rede social tão atrativa, como a facilidade de uso, o conteúdo rápido e variado que (individualmente 😅) não nos rouba tempo, termos um algoritmo personalizado aos nossos gostos e podermos seguir tendências e realizar desafios.

Para que o nosso vídeo tenha os resultados que pretendemos, é extremamente importante entendermos quem é que anda pelo TikTok, os Gen-Z, os Millennials, …? O seu público é maioritariamente composto pela geração Z - devido ao seu uso mais ativo -, no entanto também há uma grande fatia do bolo composta por Millennials - que adotaram a plataforma para criar, partilhar e consumir conteúdo. Crianças e criadores de conteúdo também ocupam o seu lugar pela rede social, mas com dimensões menores.

Através de uma rápida pesquisa na internet conseguimos ver que para cada dia da semana existem horas designadas como as horas de pico para as publicações na aplicação. Horas de pico, são momentos em que existe mais movimento na aplicação, abrindo uma oportunidade para os utilizadores partilharem os seus vídeos com a possibilidade de uma maior visibilidade.

No entanto, existem muitos fatores que influenciam o sucesso no TikTok, para além desses designados horários como:
  • Partilhar à tarde/noite 🌙

    Durante estes momentos, os utilizadores que fazem a sua pausa para almoço/jantar, acabam o trabalho ou vão para a cama, utilizam este tempo para usufruir um pouco da aplicação.

  • O dia da semana 📅

    Ao longo da semana, as horas de pico variam sendo maiores ao final do dia. Durante o fim de semana, as horas são mais constantes, visto que as pessoas têm mais tempo livre.

  • Feriados e ocasiões especiais ✨

    Sempre que existe um feriado ou ocasião especial, como Natal ou Ano Novo, as horas de pico tendem a variar assim como o tipo de conteúdo que é partilhado.

  • Tendências virais 🚀

    As horas e dias que publicamos podem perder ligeiramente a importância, caso esteja viral algum desafio, por exemplo, visto que convém partilhar assim que possível para não se perder a oportunidade desse conteúdo.

  • Horário global vs horário regional 🌍

    O TikTok é como uma grande festa onde o mundo inteiro está convidado, e por isso, as horas variam de acordo com o fuso horário. Por outro lado, o fuso horário apenas não é suficiente, visto que cada região tem os seus hábitos e preferências, logo é necessário atender ao horário de cada região.

Perceber as melhores horas para partilhar é uma tarefa complicada, mas que assim que entendida se torna a fórmula secreta para suceder no TikTok. Partilhar nos horários certos pode impulsionar cada conteúdo, com mais gostos, visualizações e seguidores.

Estás pront@ para brilhar?