
Objetivos, indicadores, análises, personas… O Plano Estratégico é uma das armas mais poderosas do teu negócio. Uma espécie de guia que te vai ajudar a alcançar objetivos e a impulsionar a tua marca.
É muito comum as empresas começarem a sua grande aventura no ecossistema empresarial sem entenderem muito bem como funciona o mundo encantado do Marketing Digital. Assim que iniciam os primeiros passos, percebem o quão importante é marcar presença e divulgar os seus produtos/serviços, nomeadamente em plataformas digitais. Criam uma página de Facebook e de Instagram, imprimem cartões de visita, mas não delineiam uma estratégia. Fazem muitas coisas, mas sem saber muito bem porquê.
Se encaixas nesta definição, temos duas coisas para te dizer. A primeira, boa, é que a iniciativa é de louvar e parabenizamos-te por isso. A segunda – e porque as notícias más ficam sempre para o fim – é que a probabilidade de atingires resultados é muito escassa.
Não te preocupes… infelizmente, não és o único. A experiência leva-nos a concluir que é exatamente nesta fase que qualquer gestor se apercebe da real importância de um bom Plano Estratégico, um documento essencial para que, com uma estratégia bem definida, o marketing alcance resultados relevantes num prazo previamente definido.
Encara esta aventura como uma viagem. Independentemente do ponto de partida ou do destino, precisas sempre de um mapa no qual é definido o melhor trajeto para lá chegares. No Marketing, acontece exatamente a mesma coisa. A única diferença é que colocamos o GPS de lado e agarramo-nos, com toda a garra, a um sólido Plano Estratégico.
Vantagens de um Plano Estratégico
Este documento é um dos mais valiosos para o teu negócio. Além de definir um plano de ações integradas para atingir os propósitos da tua empresa, reúne uma orientação clara sobre os objetivos que deves alcançar, os indicadores que deves monitorizar e as estratégias que deves desenvolver.
É muito importante que o documento não fique guardado no fundo da gaveta e seja partilhado com toda a equipa. O Plano Estratégico deve ser um guia para que todos consigam entender as suas responsabilidades e como o seu trabalho individual pode contribuir para que o marketing e a empresa consigam alcançar as suas metas comuns.
- Permite tomar decisões conscientes e responsáveis a partir de dados, pesquisas e análises;
- Melhora a comunicação interna e a integração entre diferentes equipas em torno de objetivos comuns;
- Proporciona uma maior clareza na realização das tarefas, nos seus responsáveis e consequentes prazos;
- Permite encontrar as melhores oportunidades ou antecipar as piores ameaças;
- Otimiza os investimentos para maximizar o retorno;
- Gera resultados a curto, médio e longo prazo;
- Ajuda a gerir expectativas e a olhares de forma mais real e consistente para o teu negócio.
As 3 etapas de um Plano Estratégico
1. Planeamento
Antes de colocares todas as propostas no papel, faz uma boa análise da situação atual. Nesta primeira fase, importa analisar quais as maiores vantagens e fraquezas do teu negócio, fazer uma pesquisa abrangente de mercado e reunir o maior número de informações básicas que te possam ajudar a criar um bom planeamento.
Lembra-te que, quanto mais detalhada for esta primeira fase, melhor será o resultado final. Para isso, recorre a algumas metodologias como a análise SWOT, define o público-alvo e as personas, caracteriza o posicionamento no mercado e a atuação da tua marca e descreve os teus objetivos e estratégias.
2. Implementação
Hora de pôr mãos à obra. Um Plano Estratégico não é um mero documento que lês e guardas num canto qualquer do teu escritório. Nesta fase, concentra-te em tirar do papel todas as ideias e conclusões e a realizar eventuais correções ou novas estratégias.
A partir do que definiste previamente, realiza todas as ações propostas dentro do prazo estipulado, com as ferramentas definidas para o efeito e respeitando o orçamento.
3. Avaliação
É a última etapa, mas acontece ao longo de todo o processo. A análise das metodologias e dos resultados é a última fase do Plano Estratégico, mas deve acontecer de forma periódica. Há vários indicadores que te ajudam a monitorizar os dados e a tirares conclusões sobre as tuas métricas. O ROI (Retorno sobre Investimento) é o mais conhecido, mas também existe a taxa de conversão e o custo por clique, por exemplo.