
Atrair, converter e fidelizar. Se pudéssemos resumir o Inbound Marketing a três palavras, seriam estas as escolhidas. O “marketing de atração” tem tudo a ver com Marketing de Conteúdo e, por isso, serve-nos na MUSH.
O mundo mudou e nós também. Hoje, não queremos ser interrompidos enquanto vemos um vídeo ou navegamos num site, nem sequer temos paciência para atender a chamada de telemarketing que vai atrasar todo o nosso dia. A nossa forma de comprar alterou significativamente e as empresas tiveram que se adaptar. Empurrar um produto para um potencial comprador não é, mais, uma opção.
Assim nasceu o Inbound Marketing, uma estratégia que se baseia em atrair e conquistar de forma ativa o público-alvo e as leads qualificadas. Nesta estratégia, todos os esforços estão reunidos numa única missão: atrair as pessoas certas!
No fundo, importa chamar a atenção daqueles que querem comprar o nosso produto/serviço. Para isso, devemos sanar dúvidas persistentes, entender os seus maiores problemas e oferecer as melhores soluções. Como? Com o maior Ás de Trunfo de todos: o Marketing de Conteúdo (isto porque, no digital, o conteúdo é rei!).
4 pilares essenciais da estratégia de Inbound Marketing:
- Atrair o tráfego de visitantes;
- Converter visitantes em leads;
- Transformar leads em clientes;
- Fidelizar os clientes para que se tornem embaixadores da marca.
Quando produzimos o conteúdo certo para as pessoas certas, o nosso público-alvo vai absorvê-lo mais facilmente e ficar mais propenso a interagir. No entanto, para que isso aconteça, é importante assegurar que produzimos conteúdo de qualidade. É por isso que se torna absolutamente premente definir as personas da nossa marca e conhecer a fundo o público que irá comprar o nosso produto/serviço. É aqui que começa a fase da pesquisa – e nenhuma estratégia (sobre)vive sem ela.
Depois disso, a sequência é lógica: como um site sem visitas não gera leads e, sem as leads, não há vendas, a primeira etapa passa por “atrair” as pessoas certas. Não interessa perder energia a procurar pessoas que possam eventualmente ter interesse na nossa marca. Em vez disso, concentramos toda a nossa metodologia na criação de conteúdo que irá captar a atenção espontânea de pessoas que se irão interessar genuinamente no nosso produto/serviço.
Como atrair as pessoas certas?
- Cria um blog: É um dos principais pilares do Inbound Marketing e uma das estratégias mais bem sucedidas do Marketing de Conteúdo. Produzir conteúdo de qualidade baseado no público-alvo e nas etapas do processo de compra terá efeitos incríveis como orientar o utilizador no processo de compra, gerar relacionamento e, sobretudo, identificação.
- Não te esqueças do SEO: Todas as pesquisas feitas no Google são baseadas em problemas que as pessoas querem resolver – e nós sabemos que és tu (e o teu site) que têm a solução. Se tens um site com ótimo conteúdo mas não surges nas pesquisas dos motores de busca, estás a fazer algo errado… e, muito provavelmente, tem a ver com a tua estratégia de SEO. Otimiza-a para melhores resultados.
- Anúncios no momento certo: Os anúncios permitem-te fazer uma segmentação muito específica do público que queres atingir.
- Presença nas redes sociais: Uma em cada três pessoas no mundo utiliza redes sociais, pelo que é fundamental para qualquer empresa estar presente e fazer uso destes canais divulgando conteúdo de qualidade e fomentando a interação entre os utilizadores.
E depois? A conversão, isto é, a ação do utilizador de ceder as suas informações em troca de uma recompensa ou benefício. As Landing Pages são uma ótima opção, já que são estrategicamente arquitetadas para convencer o utilizador a realizar essa ação.
Todo este trabalho de geração e nutrição de leads leva-nos ao nosso grande propósito: gerar oportunidades de negócio e, portanto, a venda! Nesta fase, não mantemos apenas um contacto comercial, como conquistamos a confiança do nosso cliente. Além de facilitar todo o processo e de o tornar mais rápido, ganhamos a admiração de um consumidor ideal.
O cliente não só compra o produto ou o serviço, como os divulga a mais pessoas interessadas – esta é, talvez, a fase mais prazerosa de todas: fidelizar e criar uma conexão profunda.
E a tua empresa já adotou o Inbound Marketing? Se a resposta for não, a pergunta é só uma: do que estás à espera?
Fala com a MUSH!